quinta-feira, 19 de março de 2009

SAÚDE E BEM-ESTAR


Saúde e bem estar

Embora liste uma série de doenças e suas causas emocionais, o título deste capítulo ressalta a importância da cura. Muitas vezes, a doença torna-se uma lição imprescin­dível na evolução espiritual, e mesmo terrena, do indivíduo. Encará-la dessa maneira não significa cultuar a dor ou, num surto masoquista, desejá-la. Em vez disso, pode-se aprender a ser criativo, solidário e mais flexível.
O conceito de cura é bastante vasto. Como o corpo físico um dia finalmente se desgasta, no caso de um paciente terminal, por exemplo, a cura pode significar um desencarne tranquilo. Se a maioria das doenças físicas apresenta origem psíquica ou espiritual, isso não é motivo para discriminar ou julgar alguém que esteja doente ("ele é mau", "ele não se cuida" etc.). Além disso, o corpo apresenta pequenas limitações que podem ser tratadas, mas não extirpadas (alguém pode controlar, por exemplo, o alcoolismo, mas, se beber, terá uma recaída imediata; o mesmo pode acontecer com alguns tipos de alergia: o indivíduo deve evitar determinadas circunstâncias para não ter uma crise). Ao contrário do que muitos pensam, mestres iluminados das mais di­versas linhas espirituais também adoecem, e isso não diminui a beleza dos caminhos espirituais por eles trilhados. Seria ingénuo pensar, por exemplo, que um iogue não possa ser acometido de pneumonia! No mais, não seria justo também afirmar que um fumante inveterado desenvolveu câncer nos pulmões porque tem algo reprimido que se manifestou naquele órgão...
Esta lista, utilizada por muitos reikianos, baseia-se na anteriormente elaborada por Diane Stein, a partir de outra, sistematizada por Louise L. Hay. Bastante prática, o auxiliará no autodiagnóstico, assim como na compreensão dos problemas físicos, emo­cionais e espirituais por que passam seus pacientes. Para compreender melhor a dor e suas causas, esteja atento à sua intuição, pesquise e leia bastante. Além disso, convém lembrar, nunca assuma a postura de juiz inclemente, isto é, não condene ninguém. Em vez disso, ouça, oriente, trate: essa é a sua função enquanto praticante de Reiki e terapeuta compassivo.


Mensagem do corpo
Tradução


Abcessos
Pensamento negativo, falta de alegria, forçar a mudança de direção.


Acidentes
Expressão de raiva, frustação e revolta.


Anorexia e bulimia
Raiva de si mesmo, negação do alimento da vida, crença de não ser bom o suficiente.


Artitre
Perfeccionismo, critica a si e aos outros.


Asma
Complexo de culpa e inferioridade, amor reprimido.


Braços
Incapacidade de abraçar , emoções antigas e estaganadas nas articulações.


Cabeça
Algo totalmente errado, o “ eu “ e o que revela ao mundo.


Câncer
Ressentimento profundo, desconfiança, autopiedade, desesperança e desespero.
Reikimore, Fidelidade no Reiki
27



Mensagem do corpo
Tradução



Coração
Como o coração é o amor e o sangue é alegria, ataques cardíacos negam e suprimem
o amor e a alegria

Costas
Região central: culpa. Região inferior: dificuldades financeiras e cansaço. Região superior falta de apoio emocional e necessidade de apoio.

Dedos
Polegar: preocupação. Indicador: ego, raiva e medo. Médios: raiva ( direito, de um homem; esquerdo, de uma mulher). Segurar com a outra mão traz equilibrio, centramento e dispersa a raiva. Anular: união e sofrimento. Minimo: família e fingimento.

Dores
Culpa em busca de punição.

Dores de cabeça
Negação do “ eu ”

Enxaquecas
Raiva, perfeccionismo e frustração. A masturbação cobate enxaquecas.

Estômago
Medo e incapacidade de assimilar idéias e experiências ( quem ou o que é “ engolido “? )

Garganta
Incapacidade de falar, raiva, medo de mudança, criatividade frustrada. Amidalite ou problemas na tireóide: criatividade reprimida, criatividade bloqueada quando se está com leucemia. Dor de garganta: raiva. Laringe: nervoso demias para falar.

Inchaço
Estagnação no pensamento, Lágrimas reprimidas, sensação de ser apanhado numa armadilha

Joelhos
Inflexibilidade, incapacidade de dobrar(-se), orgulho, ego, teimosia, medo de mudança, integridade.

Mãos
Prender-se demias a dinheiro e a relacionamento. Artrite: crítica a si mesmo e aos outros, crítica interior.

Obesidade
Insegurança, necessidade de proteção.

Órgãos genitais
Assuntos relacionados a masculinidade ou feminilidade, rejeição da sexualidade, noção de impureza (‘o sexo é sujo”, “ o corpo feminino é impuro” etc. ) Doenças venéreas: culpa sexual. Frigidez: medo. Culpa sexual, repugnância por si mesmo. Impotência: medo ou ressentimento contra o parceiro. Imfecções na bexiga: estarzangado, segurar a raiva. Próstata: exacerbação da auto- estima e do bom desempenho sexual. Vaginite; mágoa do parceiro. TPM: negação do ciclo feminino ou do valor das mulheres.

Ouvidos
Dificuldade de aceitar o que se ouve. Dores de ouvido: raíva. Surdez: recusa a ouvir.
Reikimore, Fidelidade no Reiki
28

Pele

Individualidade ameaçada, noção de que os outros têm poder sobre o “ eu”. Pele sensível: sensibilidade emocional, necessidade de cuidar de si mesmo.

Pernas
Medo ou relutância em avançar, não querer progredir. Varizes: estar num lugar que se odeia.

Pés
(in)compreensão de si mesmo, relutância em mover-se para frente.

Pescoço
Falta de flexibilidade.

Pulmões
Negação da vida, incapacidade de dar e receber vida.

Queimaduras, bolhas, febre, inflamações em geral,úlceras e inchaço.
Raiva.

Reto
Constipação: incapacidade de desligar-se, falta de confiança quanto a ter o suficiente, preocupações e/ou obsessão com acúmulo. Diarréia: medo de segurar.

Rigidez
Corpo rígido representa mente rígida, inflexibilidade, medo, crençade que existe apenas um caminho, resistência a mudança. Onde se manifesta a rigidez, encontra-se o padrão.

Seios
Excesso de cuidados com pessoa, coisa, lugar, experiênica etc. Câncer nos seios: ressentimento profundo aliado a cuidado excessivo.

Sinusite
Irritação com alguém.

Tumores
Crescimento falso, não permitir a cura, mexer em ferida antiga. Tumor uterino: insultos, alimentar atitudes de desrespeito à feminilidade.

Ùlceras
Medo de não ser bom o suficiente, desvalorizar a si mesmo.
O corpo fala .... e escuta!
Em qualquer processo de cura, não converse com a doença, pois isso daria poder a ela. Dialogue, sim, amorosamente, com as partes do corpo afetadas.
Evite utilizar expressões como “ minha rínite”. A doença não é sua propriedade! Prefira, por exemplo. “A rinite , quanto me ataca ... “

Reikimore, Fidelidade no Reiki
29

Nenhum comentário:

Postar um comentário