quinta-feira, 19 de março de 2009

OS CHACRAS QUANDO EM DESEQUILIBRIO

A importância da auto-aplicação
Imagine você ter no quintal de casa uma nascente de água pura, cristalina e saudável, partilhar dessa delícia com os vizinhos, mas beber água engarrafada. Não é um contra-senso? Isso ocorre com muitos iniciados que, por falta de hábito ou de disciplina, não fazem a auto-aplicação diária (nem mesmo nos 21 dias a partir da iniciação), embora apliquem Reiki em amigos, vizinhos, transeuntes, animais, plantas, pacientes etc.
Deixar de fazer a auto-aplicação não se constitui em "erro" ou "pecado", ou qual­quer manifestação de culpa. Apenas significa que o praticante (que não pratica em si mesmo...) deixa de cuidar de si. Ora, um dos propósitos da iniciação é favorecer o auto­conhecimento. Além disso, não há melhor experiência de Reiki para o iniciado do que vivenciar em si mesmo os efeitos da Energia. Portanto, vale a pena reservar um tempo diário para a auto-aplicação. Dez minutos, meia hora, as 14 posições etc.: depende do tempo e da disponibilidade de cada praticante. Além desse tempinho, o reíkiano pode, ainda, fazer pequenas aplicações ao longo do dia, no trabalho, ou no ônibus. Muitos praticantes fazem coro ao pensamento de Diane Stein, segundo quem, mais vale um pouquinho de Reiki do que nenhum...
Frank Arjava Petter, por sua vez, afirma que ele e muitos professores de Reiki (mestres) perceberam que os alunos (iniciantes/iniciados) apresentam mais energia do que os próprios professores. O segredo: a auto-aplicação diária de Reiki. Uma vez iniciado, o reikiano não perde a Energia se deixar de aplicar ou de fazer auto-aplicações. Entretanto, se fortalece ao manipular o Reiki, pois, a cada aplicação/auto-aplicação, o canal (praticante) se afina ainda mais com a Energia.

Os chacras, quando em desequilíbrio


''Chakra" em sânscrito significa "roda". Grosso modo, trata-se de centros de energia, distribuídos em pontos facilmente localizados no corpo físico. Sete são os principais, apresentados a seguir (o nome em sânscrito de cada chakra está entre parênteses). Quando algum chakra está desequilibrado, geralmente há uma compensação no corpo físico (doença, mal-estar etc.).
BASE (Muladbara): localizado na base da coluna, na cintura pélvica, quando ati­vo vem a cor vermelho-fogo. Seu elemento correspondente no mundo físico é a terra. Seu som correspondente (bijá) é LAM. O centro físico do chakra base corresponde às glândulas supra-renais, as quais produzem adrenalina e são responsáveis por prover a circulação, equilibrar a temperatura do corpo, de modo a prepará-lo para a reação imediata. Trata-se do centro psicológico para a evolução da identidade, da sobrevivência, da autonomia, da auto-estima, da realização e do conhecimento. Além disso, acumula impressões, memórias, conflitos e atitudes geradas pelos esforços para conseguir in­dividualidade. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, anemia, leucemia, deficiência de ferro, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal e excesso de peso.

GENITO-URINARIO (Swadhistana): localizado na região de mesmo nome, quando ativo tem a cor laranja. Seu elemento correspondente no mundo físico é a água. Seu som é VAM. O centro físico desse chakra corresponde às glândulas sexuais (ovários, próstata e testículos), responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas e pela regulagem do ciclo feminino. Trata-se do centro psicológico para a evolução do desejo pessoal e da força emotiva, da vontade de ter, amar, pertencer, vivenciar a estabilidade (material e emocional) e da necessidade de afeto e segurança. Além disso, acumula padrões negativos decorrentes dos esforços para estabelecer um sistema de apoio para viver e amar. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, TPM, artrite e disfunções ligadas aos órgãos reprodutivos, tais como mioma e pólipos.

Reikimore, Fidelidade no Reiki
25

PLEXO SOLAR (Manipura): localizado na região do diafragma, pouco acima do estômago, quando ativo tem a cor amarela. Seu elemento correspondente no mundo físico é o fogo. Seu som é RAM. O centro físico do plexo solar corresponde ao pâncreas, responsável pela transformação e digestão dos alimentos. O pâncreas produz o hormônio insulina, o qual equilibra o açúcar no sangue e transforma o hidrato de carbono. Além disso, as enzimas isoladas pelo pâncreas são fundamentais para a assimilação de gorduras e proteínas. O plexo solar é o centro psicológico para a evolução da mente pessoal e da vontade de saber, aprender, comunicar e participar. Acumula padrões ne­gativos decorrentes dos esforços para desenvolver a inteligência, a expressão de ideias, pensamentos e sonhos. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, desordens no trato digestivo, diabetes, alergias, sinusite e insónia.

CARDÍACO (Anahata): -localizado na porção superior do peito, quando ativo apresenta a cor verde. Seu elemento correspondente no mundo físico é o ar, enquanto seu som é YAM. O centro físico do chakra cardíaco é o timo, responsável pela regulação do crescimento, pelo sistema linfático e por estimular e fortalecer o sistema imunológico. Trata-se do centro psicológico para a evolução do idealismo, da capacidade de amar e doar, da visão real do mundo, do autoconceito, além de constituir um ponto de transferência das energias dos chakras inferiores e superiores. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, palpitação, arritmia cardíaca, ataque de pânico, pressão alta, intoxicação, problemas no nível de colesterol e acidose.

LARÍNGEO (Vishuddha): localizado no centro da garganta, próximo ao pomo-de-adão, quando ativo tem a cor azul-claro. Seu elemento correspondente no mundo físico é o éter, enquanto seu som é HAM. Por sua vez, o centro físico do chakra laríngeo corresponde à tireóide, importante para o crescimento do esqueleto e dos órgãos internos, além de regular o metabolismo, o iodo e o cálcio no sangue e nos tecidos (em outras palavras, a tireóide desempenha papel fundamental no crescimento físico e mental). O chakra laríngeo é o centro psicológico da evolução da criatividade, da autodisciplina, da iniciativa, da responsabilidade, do agir transpessoal. Além disso, apresenta a força vibratória responsável pela formação da matéria, de modo a interligar pensamento e forma, mente e matéria. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça, congestão linfática, endurecimento do maxilar, problemas dentários, além de aumentar a suscetibilidade a infecções virais ou bacterianas.

FRONTAL (Ájna): localizado no meio da testa, quando ativo apresenta a cor azul-escuro (índigo). Não apresenta elemento correspondente no mundo físico. Seu som é OM. Seu centro físico corresponde à pituitária / hipófise, responsável pela função das demais glândulas. O chakra frontal é o centro psicológico para a evolução do desejo de liderança, integração ao grupo, poder e controle. Liga o corpo inconsciente e o físico (mental). Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, vícios de drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos (cegueira, catarata etc.) e surdez.

CORONÁRIO (Sahasrara): localizado no topo da cabeça, quando ativo tem a cor violeta, com matizes brancas. Não possui som correspondente no mundo físico, já que possui a mesma condição do Universo, de Deus. Seu centro físico corresponde à glân­dula pineal, a qual atua no organismo todo (quando falha, dá-se a puberdade tardia). O chakra coronário é o centro psicológico para a evolução da capacidade intuitiva, da experiência espiritual e do sentido de unificação e do divino. Por ser uma ponte entre o inconsciente coletivo e o inconsciente individual, possibilita o acesso ao registro coletivo (akásico) e a libertação da necessidade de controle. Quando em desequilíbrio, produz, dentre outros, desordens no sistema nervoso, insónia, neurite, enxaqueca, histeria, disfunções sensoriais, possessão, obsessão e neuroses.

Reikimore, Fidelidade no Reiki
26

Nenhum comentário:

Postar um comentário